Normas

Os trabalhos foram apresentados no formato de Comunicação Coordenada/Tema Livre ou Pôster. A submissão do resumo abordou pesquisa concluída (campo, bibliográfica, estudo de caso e relato de experiência). Para os casos de pesquisa bibliográfica foram aceitos revisão sistemática ou integrativa. Foram premiados os melhores trabalhos do evento.

O resumo dos trabalhos puderam conter até 2500 caracteres; a totalidade de palavras incluiu o título, introdução, método, resultados e conclusão. Puderam se inscrever para envio de trabalhos todos os profissionais da área da Saúde, porém para cada inscrito foram aceitos, no máximo 2 (dois) trabalhos como primeiro autor e 3 (três) como co-autores, não podendo ultrapassar 5 (cinco) participantes por trabalho.

Logo após o título da pesq uisa, na linha seguinte, constaram os nomes dos autores, sublinhando-se o nome do relator, instituição de origem, endereço eletrônico do relator e afiliação.

O texto do resumo deveria ser elaborado em formato Word na versão 2007 ou inferior, tamanho A4, margens superior/esquerda 3,0 cm e inferior/direita 2,0 cm, fonte Arial, corpo 12, justificado e espaçamento duplo. A instituição ou instituições nas quais o trabalho foi realizado, assim como os nomes dos autores, NÃO deveriam ser citados no corpo do texto. As abreviaturas, mantidas no menor número possível, deveriam surgir entre parênteses, após a palavra completa. Ao final do texto, foram incluídos três descritores (DECs Bireme – http://decs.bvs.br/)

No ato da inscrição do trabalho, o relator optou pela forma de apresentação do trabalho: pôster e/ou tema livre; entretanto, a Comissão Científica pode redirecionar a forma de apresentação dos trabalhos enviados, segundo critérios de avaliação do mérito cientifico por pares. Para facilitar a organização e distribuição dos trabalhos inscritos nas modalidades, de acordo com as áreas afins, os autores escolheram o eixo temático e indicaram no formulário de inscrição:

Glomerulopatias
Lesão renal aguda
Doença Renal Crônica
Diálise: Hemodiálise e Diálise Peritoneal
Transplante Renal
Nefrologia clínica
Nefrologia Pediátrica
Inovações Tecnológicas em Nefrologia

Critérios para a avaliação dos resumos, além dos requisitos de preparação, a Comissão Científica considerou: a originalidade, a relevância do tema, fundamento, coerência, organização do texto (clareza e objetividade), qualidade da redação, metodologia científica, alcance do objetivo e o conhecimento científico gerado pelo trabalho. Em data oportuna, o local e o horário das apresentações foram disponibilizados para consulta no site do evento (www.abenpe.com.br/nefrologia).

O trabalho aprovado foi apresentado por um dos autores, obrigatoriamente inscrito no evento, a fim de submeter à premiação. Caso o autor não pudesse comparecer, um dos co-autores precisaria efetuar sua inscrição no evento para apresentação do trabalho.

O Pôster deveria ser elaborado nas medidas de 0,90 m (Largura) por 1,20 m (Altura), não houve exigência de cor ou fonte, podendo ser incluídas figuras e gráficos. Um dos autores do trabalho necessitaria permanecer junto ao pôster, em horário pré-determinado, para responder às questões dos avaliadores e dos interessados.

A apresentação do tema livre precisaria ser elaborada em Power Point, versões 2007 ou inferior, foram apresentados na forma oral, utilizando dispositivo de multimídia (datashow). Ressalta-se que cada apresentador teve um tempo máximo de 10 minutos.

A apresentação dos trabalhos em ambas as modalidades, deveria incluir, no máximo, cinco referências no estilo Vancouver.

Enfermagem, ciência e arte do cuidado!

© Copyright 2020 – Todos os direitos a ABEn-PE | Desenvolvido por Komunic@