Apresentação

A Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), seção Pernambuco, promoveu, no período de 27 a 29 de novembro de 2015, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, estado de Pernambuco, o III Encontro Pernambucano de Enfermagem em Nefrologia e II Simpósio Nordestino Multiprofissional em Nefrologia, com o tema central “Qualidade e segurança do paciente renal”.

O objetivo geral do evento foi de promover a discussão e o conhecimento de assuntos relacionados à área de nefrologia, destacando as tendências, desafios e estratégias de atuação multiprofissional face à qualidade e segurança do paciente renal. A diversificada programação foi desenvolvida por meio de curso de atualização sobre Preservação do acesso vascular: recomendações para a prática clínica, conferências, mesas redondas, exposição de temas livres, na modalidade, comunicação oral ou pôster, entre outras atividades. Teve como público participante enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, docentes e estudantes de enfermagem e áreas afins, além de outros trabalhadores da saúde e segmentos interessados.

Em 7 temas-livres e 53 pôsteres, os participantes do III Encontro Pernambucano de Enfermagem em Nefrologia e II Simpósio Nordestino Multiprofissional em Nefrologia apresentaram suas pesquisas e experiências no âmbito da qualidade e segurança do paciente renal, oportunizando ampliar a compreensão dos participantes sobre a atuação multiprofissional em uma assistência livre de riscos.

Desse modo, o evento revestiu-se de importância como uma arena de discussão regional visto a possibilidade de proporcionar um debate amplo baseado em normas nacionais e guidelines, bem como o intercâmbio entre os profis­sionais que integram a equipe multiprofissional atuantes em diversos serviços de saúde em nefrologia, servindo como arcabouço teórico para uma assistência qualificada.

Enfermagem, ciência e arte do cuidado!

© Copyright 2020 – Todos os direitos a ABEn-PE | Desenvolvido por Komunic@