Normas

Os trabalhos foram apresentados no formato de Comunicação Coordenada/Tema Livre ou Pôster. A submissão do resumo abordou pesquisa concluída (campo, bibliográfica, estudo de caso e relato de experiência). Para os casos de pesquisa bibliográfica foram aceitos revisão sistemática ou integrativa. Foram premiados os melhores trabalhos do evento.

Os resumos dos trabalhos puderam conter até 300 palavras; a totalidade de palavras incluiu o título, introdução, método, resultados e conclusão. Puderam se inscrever para envio de trabalhos todos os profissionais da área da Saúde. O número máximo de autores por trabalho foi de 06 (seis) autores, incluindo o relator.

Logo após o título da pesquisa, na linha seguinte, constaram os nomes dos autores, sublinhando-se o nome do relator, instituição de origem, endereço eletrônico do relator e afiliação.

O texto do resumo deveria ser elaborado de acordo com a norma culta e a nova ortografia da língua portuguesa; fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12 e justificado; espaçamento 1,5 entre linhas; margens superior e esquerda 3,0 cm, margens inferior e direita 2,0 cm. Não deveria incluir figuras, tabelas ou quadros.

Ao final do texto, foram incluídos de 3 (três) a 5 (cinco) descritores, segundo os Descritores em Ciências da Saúde a BIREME (http://decs.bvs.br/), separados por “ponto e vírgula”.

No ato da inscrição do trabalho, o relator optou pela forma de apresentação do trabalho: pôster e/ou tema livre; entretanto, a Comissão Científica pôde redirecionar a forma de apresentação dos trabalhos enviados, segundo critérios de avaliação do mérito científico por pares. Para facilitar a organização e distribuição dos trabalhos inscritos nas modalidades, de acordo com as áreas afins, os autores escolheram o eixo temático e indicaram no formulário de inscrição:

EIXO I – Enfermagem em Neonatologia
EIXO II – Enfermagem em Saúde da Criança
EIXO III – Enfermagem em Saúde do Adolescente
EIXO IV – Enfermagem em Saúde da mulher
EIXO V – Enfermagem em Saúde da Família

Como critérios para a avaliação dos resumos, além dos requisitos de preparação, a Comissão Científica considerou: a originalidade, a relevância do tema, fundamento, coerência, organização do texto (clareza e objetividade), qualidade da redação, metodologia científica, alcance do objetivo e o conhecimento científico gerado pelo trabalho. Em data oportuna, o local e o horário das apresentações foram disponibilizados para consulta no site do evento (www.abenpe.com.br/neonatal2017).

O trabalho aprovado foi apresentado por um dos autores, obrigatoriamente inscrito no evento, a fim de submeter à premiação. Caso o autor não pudesse comparecer, um dos coautores precisaria efetuar sua inscrição no evento para apresentação do trabalho.

O Pôster deveria ser elaborado nas medidas de 60 (sessenta) cm (largura) e de 90 (noventa) cm (altura); não houve exigência de cor ou fonte, podendo ser incluídas figuras e gráficos. Um dos autores do trabalho necessitaria permanecer junto ao pôster, em horário pré-determinado, para responder às questões dos avaliadores e dos interessados.

As apresentações do tema livre precisariam ser elaboradas em Power Point, versões 2007 ou inferior, e foram apresentados na forma oral, utilizando dispositivo de multimídia (datashow). Ressalta-se que cada apresentador teve um tempo máximo de 10 minutos.

A apresentação dos trabalhos em ambas as modalidades, deveria incluir, no máximo, cinco referências no estilo Vancouver.

Enfermagem, ciência e arte do cuidado!

© Copyright 2020 – Todos os direitos a ABEn-PE | Desenvolvido por Komunic@