Apresentação


A Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Pernambuco – ABEn-PE, promoveu, no período de 26 a 28 de outubro de 2017, no Auditório Alice Figueira, no IMIP, em Recife, estado de Pernambuco, o VII Encontro Pernambucano de Enfermagem Neonatal, III Encontro Norte Nordeste de Enfermagem Neonatal, Pediátrica e Adolescência e o II Encontro Pernambucano de Enfermagem em Saúde Materno Infantil, com o tema central “A enfermagem nos diferentes contextos do cuidar em saúde da mulher, da criança, do adolescente e da família: impactos e desafios”.

O evento reuniu profissionais de enfermagem e de outras áreas da saúde, professores, gestores e acadêmicos de graduação, além de convidados do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco – COREn-PE e do Sindicato dos Enfermeiros de Pernambuco. Na atividade pré-evento, no dia de 26 de outubro de 2017, foram realizados os minicursos de “Prevenção de erros de medicamentos em UTI neonatal e Pediátrica” e “Boas práticas de enfermagem no período perinatal”.

Durante a conferência de abertura, foram discutidas as “Práticas Educativas como Estratégias de Empoderamento de Mulheres na Fase Reprodutiva”. As ações educativas em saúde devem ser sustentadas em pressupostos teóricos e pedagógicos que orientem a relação que se estabelece entre o profissional de saúde e o sujeito cuidado. Os profissionais de saúde devem utilizar no cotidiano de seu trabalho ações educativas em saúde como ferramentas que auxiliem na mediação entre cuidador e sujeito cuidado. Elas devem ser planejadas, sistematizadas e avaliadas quanto à sua contribuição para o alcance dos objetivos previamente traçados. Na educação em saúde, o foco principal dos profissionais deve ser a construção de relações horizontais entre profissional e sujeito em situação de cuidado, seja ele preventivo ou curativo, considerando que a saúde é um direito e uma necessidade de todos, tanto no plano individual quanto coletivo. Nos três dias de evento, aconteceram conferências, palestras e mesas redondas relevantes, que serviram para a melhoria da qualidade do atendimento nos serviços de saúde e de contribuição para o ensino na área materno infantil, além de uma programação social. O evento possibilitou discussões científicas atualizadas e proporcionou uma excitante troca de conhecimentos e ideias.

Rute Ivete Andrade Chagas – Coordenadora do Evento

Enfermagem, ciência e arte do cuidado!

© Copyright 2020 – Todos os direitos a ABEn-PE | Desenvolvido por Komunic@